domingo, 20 de março de 2016

'Biodiversidade, Ecologia e Técnicas de Estudos com Répteis Brasileiros'



Minicurso 16 confirmado: Biodiversidade, Ecologia e Técnicas de Estudos com Répteis Brasileiros. Ministrantes: Msc. Leonardo Pessoa Cabus Oitaven e Msc. Victor Lopes de Melo


Objetivo:

Apresentar o grupo dos répteis sob perspectivas históricas, zoogeográficas e ecobiológicas, expondo os principais métodos científicos utilizados em pesquisas desenvolvidas com o grupo e realizando considerações conservacionistas acerca desses animais.

Ementa:

·         Bloco I (teórico e prático):
o   Origem e Evolução
o   Características gerais
o   Classificação e Biogeografia
o   Morfologia, Anatomia e Fisiologia
o   Etnozoologia e Ecologia 
o   Importância, Ameaças e Conservação

      Bloco II (teórico e prático):
o   Métodos de amostragem
o   Contenção, Captura e Manejo
o   Criação e manutenção em cativeiro
o   Biossegurança

Sobre os ministrantes:
 
Msc. Leonardo Pessoa Cabus Oitaven


Graduou-se como Bacharel em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE). Trabalhou no Instituto Butantan, através do Programa de Aprimoramento Profissional (PAP), com criação e manutenção de animais de laboratório para pesquisa e setor de produção, incluindo artrópodes, serpentes e mamíferos. Além disso, tem experiência na realização de pesquisas desenvolvidas em Caatinga, Mata Atlântica e Restinga. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vinculado ao Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos (LEHP), situado na mesma instituição.


CV: http://lattes.cnpq.br/2615152134693136

Msc. Victor Lopes de Melo



Graduou-se como Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tendo atuado como monitor da área de zoologia durante um ano e dois meses, adquirindo experiência teórica e prática nos conhecimentos sobre invertebrados e vertebrados nas ciências biológicas, biologia marinha, zoologia agrícola, zoologia florestal e zoologia aplicada à zootecnia. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGE) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vinculado ao Laboratório de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos (LEHP) desde 2013.1, situado na mesma instituição.  Além disso, atua como colaborador do Laboratório de Parasitologia (LAPAR) da UFRPE desde 2013.1.


CV: http://lattes.cnpq.br/6760269574159737



Nenhum comentário:

Postar um comentário